Kajuru elogia Executivo pelo programa Médicos pelo Brasil

Da Redação | 06/08/2019, 16h22

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) parabenizou em Plenário, nesta terça-feira (6), o lançamento do programa Médicos pelo Brasil - criado pelo governo federal por medida provisória (MP 890/2019) assinada na última quinta-feira (1º) pelo presidente Jair Bolsonaro -, por seu  objetivo de levar médicos às regiões mais remotas e carentes do país.

Kajuru chamou a atenção de pontos importantes do novo programa: a criação de 18 mil vagas a serem preenchidas por meio de concurso; e uma melhor distribuição dos profissionais de saúde entre os 3,4 mil municípios mais carentes de serviços essenciais, principalmente nas Regiões Norte e Nordeste.

Para o parlamentar, os maiores beneficiários serão as populações mais necessitadas, como as de municípios rurais remotos, cidades ribeirinhas e distritos sanitários especiais indígenas.

— O programa, ressalto, é mesmo para quem precisa, com o Estado cumprindo com sua obrigação de ordem social. Alguns especialistas têm elogiado o programa pela estabilidade do plano de carreira e pelos altos salários oferecidos, que poderão garantir a fixação dos profissionais da saúde em regiões de difícil acesso e vulnerabilidade social.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)