Visitas ao Congresso serão diárias até o dia 31 e não precisam de agendamento

Da Redação | 19/07/2019, 15h37

O programa de visitação ao Congresso Nacional funcionará todos os dias até 31 de julho, período em que não haverá votações no Senado e na Câmara dos Deputados. Segundo Tadeu Sposito, coordenador da Visitação Institucional do Senado, a visita é um dos passeios mais importantes para se fazer em Brasília.

— Com essa ampliação de dias de funcionamento da visitação, a gente consegue atender mais gente justamente nesse período de férias escolares e para quem visitar Brasília.

As visitas, com uma hora de duração, são gratuitas e podem ser feitas das 9h às 17h30, com saídas de grupos a cada 30 minutos. O tour compreende os Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, os Salões Verde e Azul, o Túnel do Tempo do Senado e o Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Durante o passeio, os visitantes recebem informações sobre o funcionamento do Poder Legislativo, do Estado brasileiro e da história, arquitetura e obras do edifício do Congresso.

​Até 31 de julho, não é necessário agendar a visita, nem mesmo para grupos com mais de 15 pessoas ou de pessoas com necessidades especiais. As visitas guiadas em língua estrangeira e em Língua Brasileira de Sinais (Libras, para deficientes auditivos) estão sendo feitas nos seguintes horários:

Inglês: 10h15 e 16h15 | Espanhol: 12h45 | Libras: 12h15

Existem regras de vestimenta a serem observadas: não é permitido o acesso com bermuda, short, camiseta regata, minissaia ou chinelo. Essas restrições não se aplicam a crianças de até 12 anos de idade.

Visitas temáticas

O Senado e a Câmara também oferecem visitas técnicas temáticas em espaços específicos do Congresso não contemplados pelo roteiro da visitação diária, diz Tadeu Sposito Nessas visitas, lembra o coordenador, é necessário o agendamento pelo e-mail visite@senado.leg.br.

Uma dessas visitas é sobre o trabalho de informação e documentação das duas Casas, que permite ao visitante conhecer, em pouco mais de uma hora, o setor de restauração de livros e as bibliotecas de cada uma das Casas, inclusive para conhecer as obras raras do Senado.

O Senado e a Câmara promovem ainda a visita aos viveiros das duas Casas. O visitante poderá verificar como se dá o processo de compostagem, feito a partir de resíduos orgânicos dos restaurantes localizados no Congresso. Além disso, o visitante vai conhecer o processo de produção de mudas arbóreas para mitigação das emissões de gás carbônico e alguns equipamentos e práticas sustentáveis relacionados a bioarquitetura, agroecologia, energias renováveis, captação de água e tratamento local de esgoto.

Outro roteiro temático tem como tema "Mulheres no Parlamento". A visita passa pelos espaços mais significativos do Congresso Nacional, mas com o foco na participação da mulher na vida pública no país, desde o Império até os dias atuais. Apesar da ênfase na atuação feminina no Parlamento, trata do envolvimento da mulher na política, inclusive em espaços não institucionais, como é o caso dos quilombos.

Outras informações sobre o programa de visitação podem ser obtidas no site do Congresso Nacional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)