Vanderlan defende a PEC da Reforma Tributária apresentada no Senado

Da Redação | 10/07/2019, 19h50

O senador Vanderlan Cardoso (PP-GO) defendeu nesta quarta-feira (10), em Plenário, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 110/2019, que trata da reforma tributária no Brasil e foi apresentada na terça pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Vanderlan disse que a reforma tributária é o segundo maior problema do país, atrás apenas da dívida pública federal. Para ele, o sistema tributário brasileiro é complexo e confuso.

— Cobram-se muitos impostos e, de forma extremamente burocrática, além das cobranças federais, cada estado e cada município tem suas cobranças. Muitas vezes elas são incompatíveis e, muitas vezes também, cumulativas, sem contar as pegadinhas tributárias que existem em cada estado para pegar o contribuinte. Isso impede a criação e o crescimento de empresas e a geração de empregos — afirmou.

Vanderlan citou uma pesquisa do Banco Mundial sobre qualidade do ambiente de negócios em 190 países, em que o Brasil ocupa o 109º lugar. O senador avalia que os impostos são grandes responsáveis pelo resultado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)