Oriovisto defende imparcialidade do Conselho Nacional do Ministério Público

Da Redação | 10/07/2019, 16h48

O senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) criticou nesta quarta-feira (10), em Plenário, a postura de alguns senadores durante a reunião de terça-feira da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ), que sabatinou três indicados para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O parlamentar acusou seus pares de exigirem um posicionamento dos entrevistados a respeito das atitudes do procurador da República Deltan Dallagnol. No entender do parlamentar, os sabatinados emitirem opinião de um julgamento que ainda nem se sabe se existirá, pode ser interpretado como uma trama para influenciar politicamente o conselho.

— Os senadores enumeraram todos os delitos, que eles entendiam ter sido cometidos por Deltan Dallagnol, e perguntavam aos candidatos ao CNMP, como eles votariam. Eu pedi que não respondessem àquela pergunta, porque era uma coisa absurda, tentar fazer com que candidatos antecipassem opinião de mérito a respeito de um colega que futuramente eles poderiam julgar por eventual falta profissional cometida — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)