Avança PEC que disciplina pedido de vista nos tribunais

Da Redação | 10/07/2019, 18h27

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 82/2019 passou nesta quarta-feira (10) pela terceira sessão de discussão em primeiro turno no Plenário. A proposição será submetida a mais uma sessão de discussão na próxima sessão deliberativa.

De autoria do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), a PEC 82/2019 disciplina os pedidos de vista e dispõe sobre a declaração de inconstitucionalidade e a concessão de cautelares por tribunais.

O senador explica que a proposição pretende “corrigir os prazos eternos” dos pedidos de vistas nos tribunais.

— Essa proposta quer corrigir algo que acontece hoje em nosso país e que ninguém admite mais. Nos nossos dias, uma lei pode ser aprovada por 513 deputados, 81 senadores, sancionada pelo presidente da República e, simplesmente com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, um único ministro do Supremo Tribunal Federal pode declarar essa lei inconstitucional e ela ficar por prazo indefinido sem uma solução — observa o senador.

As PECs têm de ser votadas em dois turnos no Plenário do Senado. Cada PEC é discutida em cinco sessões plenárias antes da aprovação em primeiro turno. Depois disso, a Proposta é discutida por mais três sessões para ser votada em segundo turno.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
18h54 Indicação para o CNJ: Aprovada em Plenário a indicação do juiz Rubens de Mendonça Canuto Neto, para compor o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no biênio 2019-2021.
18h44 Indicação para o CNJ: Senado aprova indicação da juíza Candice Lavocat Galvão Jobim para compor o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no biênio 2019/2021.
18h30 Diretor da Anvisa: Senadores aprovam em Plenário a indicação do médico Antonio Barra Torres para diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
Ver todas ›