CE aprova inclusão da líder sindical Margarida Alves como heroína da pátria

Da Redação | 09/07/2019, 12h52

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (9) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 63/2018, que inscreve o nome de Margarida Alves no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A proposta segue para análise em Plenário.

A homenagem foi iniciativa da deputada Maria do Rosário (PT-RS) e teve como relator o senador Paulo Paim (PT-RS). O livro está depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília, e traz os nomes de Tiradentes, Zumbi dos Palmares e Santos Dumont, entre outros personagens históricos.

Marcha das Margaridas

A líder sindical Margarida Alves nasceu em agosto de 1933 e morreu em agosto de 1983, logo após completar 50 anos. Ela foi assassinada por latifundiários na porta de casa, em Alagoa Grande (PB). Margarida lutava por direitos básicos dos trabalhadores rurais, como carteira de trabalho assinada, jornada de oito horas, férias e 13º salário. Em 2000, em homenagem a ela foi criada a “Marcha das Margaridas”, mobilização de trabalhadoras rurais.

Para Paim, a homenagem servirá de exemplo e inspiração para uma geração de mulheres e meninas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
12h48 Violência nos estádios: A Comissão de Educação (CE) aprovou o Projeto de Lei 1.640/2019 que endurece o controle de violência nos estádios e nas suas imediações. A matéria segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
12h44 Reforma tributária: Uma PEC que extingue IPI, IOF, CSLL, PIS, Pasep, Cofins, Salário-Educação e Cide-Combustíveis, o ICMS e o ISS. No lugar, serão criados dois outros impostos: um estadual e outro federal. Seria essa a base a ser discutida no Senado.
12h44 Universidades comunitárias: A Comissão de Educação (CE) aprovou Projeto de Lei 3.509/2019 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no que diz respeito às universidades comunitárias. A matéria segue para o Plenário.
Ver todas ›