Congresso participa de troca da bandeira

Da Redação | 08/07/2019, 11h53

O evento já faz parte do calendário de Brasília. No primeiro domingo de cada mês, turistas e moradores da cidade se reúnem na Praça dos Três Poderes para acompanhar a cerimônia de troca da bandeira. Hasteada a 100 metros do chão, a flâmula de 286 metros quadrados é substituída alternadamente por representantes das Forças Armadas e da Polícia Militar. No último domingo (7), pela primeira vez na história da celebração, o Congresso Nacional participou oficialmente da manhã cívica promovida pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal.

O Senado montou um estande na praça para divulgar iniciativas como o Portal e-Cidadania, o Programa Jovem Senador e o serviço de visitação ao Congresso. Além de receber publicações da Casa, o público foi convidado a conhecer as dependências do Poder Legislativo. Para Tadeu Sposito, coordenador de Visitação Institucional do Senado, a iniciativa foi uma oportunidade de aproximar o Congresso dos cidadãos. Uma forma de mostrar que o Parlamento está interessado em promover o civismo, a democracia e a participação popular.

— Nossa ideia a partir de agora é que, no primeiro domingo de cada mês, sempre que ocorrer a troca da bandeira, a gente esteja com o estande do Congresso na Praça dos Três Poderes, junto das pessoas. Vamos divulgar as iniciativas que aproximam o Parlamento do cidadão. É um momento de estimular que as pessoas tomem contato com o Parlamento e se apropriem desse espaço, que é delas — afirmou Sposito.

A presença do estande do Congresso na cerimônia de troca da bandeira atraiu mais visitantes à sede do Legislativo. Foram 1.255 pessoas — 65,7% a mais que os 757 visitantes registrados no primeiro domingo de junho, quando Senado e Câmara ainda não participavam do ato na Praça dos Três Poderes. Para Debora Ascar, que coordenou o serviço de visitação na Câmara, o movimento foi “surpreendente”. Ela disse que foi necessário formar grupos extras para dar conta da demanda.

— A troca da bandeira é um marco cívico da cidade. A gente quer que todo mundo possa conhecer o Parlamento, que as pessoas entendam como funciona a Casa de todos os brasileiros. Esse movimento sempre ocorre nos outros domingos de troca da bandeira, mas nunca tão intensamente. A ação na Praça suscitou a vontade de todos virem ao Congresso. Além dos horários normais, saímos a cada 20 minutos com grupos de 70 pessoas — explicou.

A dentista Ludmila Marinho foi uma das visitantes. Apesar de acompanhar mensalmente as cerimônias de troca da bandeira, a brasiliense nunca havia conhecido as dependências do Parlamento.

— Fiquei sabendo da visitação lá na Praça. Tenho 46 anos e nunca tinha entrado dentro do Congresso. É a primeira vez que estou entrando. Então para mim está sendo muito interessante — disse.

Para o engenheiro Carlos Eduardo Vieira de Souza, a presença do Legislativo na troca da bandeira aproxima o Parlamento do cidadão.

— Achei bem legal. Tem bastante evento para a família. É sempre bom trazer as crianças para esses eventos, transmitir um pouco de patriotismo para eles. É interessante porque abre oportunidade para a gente expor as ideias de uma maneira mais direta aos senadores e ao Legislativo — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)