Senado comemora o Dia Nacional da Defensoria Pública

Da Redação | 30/05/2019, 18h02

Para homenagear o Dia Nacional da Defensoria Pública, comemorado em 19 de maio, será realizada uma sessão especial no Plenário do Senado na segunda-feira (3) às 10h. Além da sessão, a cúpula do Congresso será iluminada de verde, cor que representa a instituição.

A data homenageia os profissionais do direito que se dedicam a defender os cidadãos que não possuem dinheiro para pagar pelos serviços de um advogado particular. Instituído pela Lei 10.448, de 2002, o dia foi escolhido por ser a data do falecimento de Santo Ivo (Ivo Hélory de Kermartín), doutor em teologia, direito, letras e filosofia, considerado o patrono dos advogados que atuou como defensor dos pobres, órfãos e viúvas.

Segundo o senador Paulo Paim (PT-RS), que fez o requerimento para a realização da homenagem, é importante que o Senado valorize a atuação desses profissionais.

— É uma das carreiras mais nobres entre aqueles que têm preocupação com as políticas humanitárias. Tanto que vai ter essa homenagem simbólica iluminando o Congresso e uma sessão de homenagem a eles no Plenário, onde diversas entidades estarão para dar todo apoio a esse trabalho magnífico que eles fazem atendendo os setores mais vulneráveis da população — explicou Paim, em entrevista à Rádio Senado.


Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)