Intolerância não pode substituir o diálogo, afirma Plínio Valério

Da Rádio Senado | 29/05/2019, 17h39

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) analisou nesta quarta-feira (29), em Plenário, o resultado da votação de ontem da medida provisória que trata da reorganização da Presidência da República e da redução do número de ministérios (MP 870/2019). Ele disse que a intolerância não deve prevalecer na vida nacional.

Para o senador, não se deve considerar inimigo quem pensa ou vota de forma diferente. Plínio Valério acrescentou que a intolerância não pode substituir o diálogo, sob o risco de a própria democracia deixar de existir.

Ele criticou ainda o curto prazo que o Senado tem para votar medidas provisórias. O parlamentar lembrou que a Câmara dos Deputados, ao demorar na análise desse tipo de proposição, impede que os senadores promovam alteração no texto, sob o risco de a MP perder a validade.

— Já passaram para o Senado o peso de uma responsabilidade que não é nossa, de aprovar medidas provisórias sem discuti-las, sem apresentar soluções, sem dar a nossa opinião. Foi assim com a MP da aviação, foi assim ontem, com essa história do Coaf. Gastam-se 119 dias na Câmara e nós temos apenas um dia para votar. Aí, se não votarmos, estamos prejudicando o Brasil, não queremos o bem do Brasil. Conversa! Eu não conheço um senador, uma senadora que não queira o bem do Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)