Aquecimento global será debatido em duas audiências públicas da CMA e CRE

Da Redação | 24/05/2019, 11h28

As Comissões de Meio Ambiente (CMA) e de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) farão duas audiências públicas conjuntas nesta semana, para discutir aquecimento global.

A primeira está marcada para esta terça-feira (28), às 10h. Entre os participantes, estarão o diretor do Departamento de Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, ministro Leonardo Cleaver de Athayde, o professor das Universidades Federal de Alagoas, de Évora (Portugal) e Western Michigan (Estados Unidos) Luiz Carlos Baldicero Molion e o professor da Universidade de São Paulo (USP) Ricardo Augusto Felício.

A segunda audiência pública acontecerá na quinta-feira (30), também às 10h. Participam o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Membro da Comissão de Ciências Ambientais do CNPq Carlos Nobre e representantes do Instituto Tecnológico Vale, da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade de Brasília (UnB), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Um dos autores dos requerimentos, o senador Marcio Bittar (MDB-AC) justifica que as discussões a respeito das mudanças climáticas e do aquecimento global tomaram proporções mundiais. Ele cita o Acordo de Paris, firmado por diversas nações para combater o problema, e afirma que não existem conclusões definitivas do envolvimento humano como agente ativo e responsável pelo aumento da temperatura no planeta e pelas mudanças observadas na biosfera.

Segundo o senador, embora haja pesquisas sérias e respeitadas, pode existir manipulação e falsificação de dados e resultados com o intuito de legitimar uma “agenda ideológica desconectada da realidade”. Bittar defende um amplo debate sobre o tema e que o Ministério das Relações Exteriores explicite o atual quadro das discussões, no âmbito dos órgãos internacionais competentes.

As duas audiências serão realizadas no plenário 7 da Ala Senador Alexandre Costa.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)