Rodovia no Paraná é batizada em homenagem a Zilda Arns

Da Redação | 14/05/2019, 17h39

O Plenário o Senado aprovou nesta terça-feira (14) o projeto que denomina “Rodovia Zilda Arns Neumann” o trecho da BR-369 entre a cidade de Bandeirantes, no estado do Paraná, e a divisa com o estado de São Paulo (PLC 106/2018). O projeto segue para sanção da Presidência da República.

O autor do projeto, deputado Diego Garcia (Pode-PR) justificou a homenagem ao destacar a trajetória de vida de Zilda Arns, que foi médica pediatra e sanitarista, e fundou, em 1983, a Pastoral da Criança — programa de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A homenageada nasceu em Forquilhinha (SC), em 1934, e morreu em janeiro de 2010, em um terremoto que fez mais de 100 mil vítimas no Haiti.

Prêmio Nobel

O projeto foi aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) no final do mês de março. O relator na CE, senador Flávio Arns (Rede-PR), é sobrinho da homenageada. Ele destacou a atuação da médica no auxílio às pessoas mais necessitadas, inclusive fora do Brasil. Flávio Arns lembrou que, no ano de 2006, ela foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz. Em 2011, a indicação se repetiu, como forma de homenagem póstuma.

O senador lembrou que Zilda Arns demonstrava gratidão e pedia reconhecimento para os 170 mil voluntários que trabalham na Pastoral da Criança. Segundo o senador, a entidade hoje acompanha cerca de 1 milhão de crianças. O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), que presidiu a sessão plenária, disse que a homenagem é mais que merecida.

— A homenagem não é apenas do Senado, é uma homenagem do Brasil — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
19h25 Acordo com a Jamaica: O Plenário aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 48/2019, que ratifica acordo para troca de informações tributárias com a Jamaica. A matéria vai à promulgação.
19h22 Acordo de Madri: O Plenário aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 98/2019, que ratifica protocolo de acordo sobre registro internacional de marcas. A matéria vai a promulgação.
19h17 Frente parlamentar do Norte e Nordeste: O Plenário aprovou o Projeto de Resolução 48/2019, que cria a Frente Parlamentar dos Senadores dos Estados do Norte e Nordeste. A matéria vai a promulgação.
Ver todas ›