Número de visitantes do Portal Senado Notícias aumentou 57% neste ano

Da Redação | 09/05/2019, 20h44

O Senado Notícias registrou um aumento de 57,31% no número de pessoas que visitaram o portal no primeiro quadrimestre deste ano. No período, foram 5,5 milhões de usuários, contra 3,5 milhões nos primeiros quatro meses do ano passado, segundo dados do Google Analytics. O conteúdo do portal são as reportagens produzidas pelos jornalistas da Secretaria de Comunicação do Senado (Secom), nos formatos de texto, áudio e vídeo, sobre todas as atividades legislativas ocorridas diariamente na Casa.

Para a diretora da Secom, Angela Brandão, os números mostram que a integração dos veículos é o caminho certo.

— O portal hoje reflete todo o trabalho da comunicação do Senado, mostrando o material produzido não só pelo Jornal e pela Agência Senado, mas também pela TV e pela Rádio. Os números servem também de estímulo, porque são uma forma de aferir que o nosso esforço tem sido compreendido pela sociedade como um benefício — diz Angela.

Diretor da Secretaria Agência e Jornal do Senado, Flávio Faria afirma que esse resultado só foi possível devido ao suporte e a soluções de infraestrutura oferecidos pela Coordenação de Tecnologia da Informação, que tem à frente Glebson Moura. A tendência, segundo Flávio, é que o número de acessos aumente ainda mais.

— Vários fatores podem explicar o resultado. Um deles é a intensa distribuição do nosso conteúdo pelos próprios senadores, cada vez mais conectados com o eleitorado via redes sociais.

Outro fator para o crescimento da audiência, segundo Faria, é a credibilidade do conteúdo produzido, “resultado do esforço permanente de uma equipe de jornalistas sempre preocupada com a qualidade e com a oferta de informação precisa à sociedade”.

Visualizações

Houve também aumento de 50,11% nas visualizações, que se referem ao número de páginas do portal visitadas: 10,5 milhões no primeiro quadrimestre deste ano e 7 milhões no mesmo período de 2018.

Já as sessões tiveram um aumento de 54,76%. Nos quatro primeiros meses houve 7,6 milhões de sessões. No primeiro quadrimestre do ano passado, 4,9 milhões. Sessão, no Google Analytics, tem a ver com o número de vezes em que o site foi visitado. Em uma sessão, o usuário pode visitar várias páginas, interagir e até fazer uma compra, no caso de sites de comércio eletrônico. Se o usuário não interagir com nenhuma página do site por 30 minutos, o Google Analytics considera que a sessão foi finalizada.

Redes sociais

O número de novos usuários do Portal Senado Notícias também cresceu 55% no período. Neste ano, foram 5,2 milhões; em 2018, 3,3 milhões. Novos usuários são aquelas pessoas que visitaram o portal pela primeira vez.

Na avaliação da editora-chefe-adjunta do portal, Sarah Nunez, o número de novos usuários é o grande ganho registrado pelo portal este ano. Ela atribui o crescimento ao fato de 2019 ser o primeiro ano da atual legislatura, inaugurada em 1º de fevereiro. Outro fator importante, diz, é a divulgação do conteúdo noticioso do Senado Notícias pelas redes sociais do Senado (Facebook, Instagram e Twitter).

— Por meio das redes sociais, pessoas que dificilmente visitariam uma página de comunicação política passam a ter acesso ao site do Senado nas suas redes sociais. Isso potencializa o acesso — afirma Sarah.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)