Reestruturação da Receita Federal preocupa Zequinha Marinho

Da Rádio Senado | 07/05/2019, 17h07

O senador Zequinha Marinho (PSC-PA) disse nesta terça-feira (7), em Plenário, estar preocupado com as consequências da reestruturação da Receita Federal, recomendada pelo governo federal. As mudanças preveem a automação dos setores e, como consequência disso, a diminuição do número de regiões fiscais, de delegacias, de agências e de superintendências físicas.

Se por um lado, o governo diz que os serviços continuarão sendo prestados adequadamente com o auxílio da tecnologia. Por outro, o senador contesta, afirmando que essa redução pode prejudicar sim o atendimento dos contribuintes, principalmente daqueles que residem no interior dos estados do Norte, onde o sinal da internet é precário.

— Não acredito pessoalmente que nós vamos melhorar a eficiência desse serviço, porque a centralização preocupa, diminui o atendimento de ponta. A centralização pode encarecer e dificultar o acesso ao serviço. Você já pensou um empresário do interior das Amazonas, ou do Acre, ou de Rondônia, ou de Roraima ter que vir a Brasília, porque agora será o atendimento segmentado? Uma delegacia especial para tomar conta e o camarada vem do interior do Brasil para cá — avaliou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)