Cúpula do Senado é iluminada para lembrar vítimas de acidentes de trabalho

Da Comunicação Interna | 23/04/2019, 18h18

Durante toda esta semana, a cúpula do Senado estará iluminada na cor verde para lembrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho, celebrado em 28 de abril. A iniciativa da campanha é do senador Paulo Paim (PT-RS).

A data foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador. O dia 28 foi instituído no Brasil por meio da Lei 11.121, de 2005.

Segundo estimativas da OIT, ocorrem anualmente no mundo cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho, além de aproximadamente 160 milhões de casos de doenças ocupacionais. Essas ocorrências chegam a comprometer 4% do PIB mundial. Cada acidente ou doença representa, em média, a perda de quatro dias de trabalho. Dos trabalhadores mortos, 22 mil são crianças, vítimas do trabalho infantil. Ainda segundo a OIT, todos os dias morrem, em média, cinco mil trabalhadores devido a acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, mais de R$ 46 bilhões são gastos com assistência médica, benefícios por incapacidade temporária ou permanente, e pensões por morte de trabalhadores vítimas das más condições de trabalho.

Combate à violência contra a mulher

Na noite da última segunda-feira (22) foi projetado no espelho d'água do Congresso Nacional o "Projeto Glória", uma plataforma artificial de combate à violência contra a mulher.

A projeção marcou o lançamento do projeto pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados e pela comissão externa que acompanha casos de violência doméstica. Idealizado pela professora da Universidade de Brasília Cristina Castro-Lucas, ela reuniu empresas das áreas social e de tecnologia para criar a robô Glória. Por meio de interfaces inteligentes e de autoaprendizagem, Glória entenderá os fatos abordados e identificará soluções para quebrar o ciclo de violência contra mulheres e meninas.

O intuito do projeto é alcançar mais de 20 milhões de pessoas, além de gerar relatórios com segmentação por faixa etária, local, dados socioeconômicos e padrão de ocorrências.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)