Subcomissão para analisar gestão de cadeias produtivas será instalada na terça

Da Redação | 17/04/2019, 17h02

O Senado instala nesta terça-feira (23) a Subcomissão Temporária para analisar a legislação sobre cadeias produtivas. A subcomissão funcionará no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Na reunião também serão eleitos presidente e vice-presidente do colegiado.

A subcomissão foi criada no final de março, por iniciativa do senador Rogério Carvalho (PT-SE), para analisar, propor iniciativas e aprimorar a legislação sobre a gestão das cadeias produtivas no país como alternativa e instrumento do desenvolvimento econômico regional.

— Precisamos apresentar algum caminho para que os estados passem a ter protagonismo no que diz respeito ao desenvolvimento econômico, porque toda a política econômica ficou na mão do governo central, com definição de taxa de juros, câmbio, toda a macroeconomia é resolvida pela União. E os estados, que deveriam ter um papel de mapear cadeias produtivas, organizar o crédito e o aporte tecnológico e ter linhas de crédito mais facilitadas para promover o desenvolvimento econômico acaba tendo um protagonismo pouco efetivo e limitado — observou o senador, ao defender a criação do colegiado.

A subcomissão será composta por cinco senadores — Rogério Carvalho, Kátia Abreu (PDT-TO), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Rose de Freitas (Pode-ES) e Esperidião Amin (PP-SC) — e terá prazo de 120 dias para apresentar um parecer final sobre o tema.

A instalação da subcomissão sera no Plenário 19 da Ala Alexandre Cosa, às 15h.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: