Kajuru defende derrubada do arquivamento da CPI dos Tribunais Superiores

Da Rádio Senado | 10/04/2019, 16h30

Em pronunciamento nesta quarta-feira (10), o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) classificou de melancólico o resultado da votação do parecer pelo arquivamento do pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Tribunais Superiores. A votação ocorreu pela manhã na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), na qual dos 27 senadores, 19 foram contrários à criação e somente 7 foram favoráveis.

— Se a população brasileira amanhã enterrar este Senado, se ela concluir que este Senado está enterrado por arquivar a CPI da Toga do intocável Judiciário, não me convidem para este enterro nem para segurar o caixão. Me incluam foraafirmou.

Recurso contra a decisão da CCJ seguiu para a análise do Plenário, que dará a palavra final sobre a criação ou não da CPI.

Combustíveis

Kajuru também criticou a política de ajuste de preços dos combustíveis, que, a seu ver, transformou-se em uma bomba-relógio. Para ele, os órgãos reguladores não podem continuar oferecendo preços alinhados internacionalmente, que sobem continuamente, enquanto a população arca com a elevação do preço na bomba, no gás de cozinha e no frete.

Para o senador, a política de preços dos combustíveis pode ocasionar a paralisação do setor econômico e a retomada de novos protestos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
19h47 Reunião ministerial: O Senado aprovou requerimento da senadora Rose de Freitas para que seja ouvido pelo Plenário o ministro da Educação, Abraham Weintraub. Ele deverá falar sobre sua participação na reunião ministerial do dia 22 de abril.
18h57 Proibição de corte de luz às sextas-feiras: O Plenário aprovou o substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei 669/2019, que proíbe o corte do fornecimento de água ou de energia elétrica às sextas-feiras e vésperas de feriado. A matéria vai a sanção.
17h09 Cargos na Polícia Federal: O Plenário aprovou a Medida Provisória 918/2020, que cria funções comissionadas na Polícia Federal e transforma cargos em comissão. A matéria vai a promulgação.
Ver todas ›