Paulo Paim diz que sistema educacional precisa ser transformado

Da Rádio Senado | 08/04/2019, 16h08

Ao homenagear a coordenadora Marilena Ferreira Umezu, uma das vítimas do massacre de uma escola em Suzano, ocorrido em março, o senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou em Plenário nesta segunda-feira (8) que é preciso transformar o sistema educacional do país.

Segundo ele, atualmente, os partidos disputam o poder não para administrar, mas para sanear contas. Do mesmo modo, acrescentou o senador, é preciso transformar o ambiente escolar em um espaço melhor para as crianças e jovens.

A educação precisa ser democrática, integral, cidadã, inclusiva, questionadora, que permita às crianças e aos jovens e adolescentes a viver e compreender o mundo, a condição humana e sua diversidade. A escola não pode ser o lugar da competição, da fragmentação do conhecimento, da reprodução da violência. Isso é o que ela não pode ser. A escola deve ser o lugar de acolhimento — disse.

Paulo Paim defendeu ainda mais investimento em educação para que os jovens tenham condições de entrar no mercado de trabalho. Ele lamentou que esse tipo de gasto seja visto pelos governos como um custo, sem levar em consideração os retornos para a sociedade.

Previdência

O parlamentar disse ter ficado satisfeito com declaração do presidente da República, Jair Bolsonaro, de que, para aprovar a reforma da Previdência, abriria mão do sistema de capitalização.

Paim explicou que o sistema de capitalização obriga o trabalhador a fazer um depósito mensal para garantir sua aposentadoria futura. Por isso, acredita ele, esse modelo não se sustenta mais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)