Marcos Rogério relata visita de parlamentares brasileiros ao Japão

Da Redação | 02/04/2019, 19h02

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) relatou nesta terça-feira (2) sua participação em visita oficial ao Japão com uma comitiva de parlamentares brasileiros. O objetivo da viagem, como informou, além de conhecer boas práticas naquele país, foi incentivar a relação entre Brasil e Japão, sobretudo acordos de parceria nas áreas da educação, infraestrutura, tecnologia, segurança e prevenção a desastres.

Durante encontro com o vice-primeiro-ministro das Finanças no Japão, Taro Aso, os parlamentares abordaram a viabilidade da compra da carne bovina brasileira pelos japoneses. Apesar de o país manter uma série de restrições à entrada do produto, como informou Marcos Rogério, houve interesse das autoridades do Japão em retomar a importação do Brasil.

— E, a partir dali, abriu-se a possibilidade de o Brasil apresentar as credenciais para comercializar, especialmente, a nossa carne bovina com o Japão. No dia seguinte, nós já tínhamos lá um representante do Ministério da Agricultura, com os documentos, apresentando já as primeiras certificações que são necessárias para a retomada desse negócio — informou.

O senador ainda relatou a realização de audiências com o vice-ministro parlamentar do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, Kiyoto Tsuji; com embaixador e diretor-geral dos assuntos da América Latina e Caribe do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, Takahiro Nakamae, além da recepção promovida pelo embaixador do Brasil no Japão, Eduardo Saboia, com a presença de parlamentares daquele país.

A comitiva brasileira visitou as cidades de Tóquio, Toyota, Kyoto e Nagoya.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)