Paim comemora 40 anos do Movimento de Justiça e Direitos Humanos

Da Redação | 26/03/2019, 16h14

O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou nesta terça-feira (26) o aniversário de 40 anos do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, fundado em 25 de março de 1979, em Porto Alegre. Segundo o parlamentar, o grupo foi pioneiro na luta pelos direitos humanos no Brasil, e participou ativamente de campanhas a favor das Diretas Já!, da Assembleia Constituinte e da Reforma Agrária.

A criação da primeira Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da história dos parlamentos brasileiros, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, foi iniciativa do ex-deputado estadual Antenor Ferrari, um dos fundadores do movimento, disse Paim.

— Durante o período de exceção [ditaduras nos países do Cone Sul ocorridas entre as décadas de 1950 e 1990], o Movimento de Justiça e Direitos Humanos, em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, salvou aproximadamente duas mil pessoas de países do Cone Sul, asilando-as em países europeus — relembrou Paim.

Terceirizados do Senado

O parlamentar aproveitou o discurso para se posicionar a respeito da mudança de contrato dos funcionários terceirizados do Senado. O parlamentar afirmou que irá solicitar ao colégio de líderes que analise o Pregão nº 025/2019, publicado nesta segunda, destinado à contratação de empresa para a prestação de serviços técnicos especializados de apoio técnico e operacional, que estabelece uma diminuição de 33% nos salários dos colaboradores da Secretaria de Infraestrutura do Senado Federal (Sinfra), se comparado ao contrato atual.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)