Luis Carlos Heinze manifesta apoio à instalação da CPI dos Tribunais Superiores

Da Redação | 19/03/2019, 19h07

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) manifestou apoio à instalação da CPI dos Tribunais Superiores. Ele parabenizou nesta terça-feira (19), em Plenário, o senador Alessandro Vieira (PPS-SE), por ter protocolado o pedido de criação da comissão parlamentar de inquérito.

— Ora, se agimos com ética e honradez no exercício de nossas funções, não temos por que temer qualquer tipo de investigação. A Lava Toga é no Judiciário. Quantas CPIs já passaram pelo Executivo e Legislativo? Se partirmos da equidade entre os Poderes, porque no Judiciário seria diferente? O povo clama por transparência — afirmou.

Ele também fez um apelo ao bom senso, referindo-se às manifestações de apoio à Operação Lava Jato no domingo. Heinze classificou como retrocesso a decisão do Supremo Tribunal Federal de permitir que crimes de corrupção e lavagem de dinheiro sejam julgados pela Justiça Eleitoral.

— Retrocesso! Vergonha! Repúdio é o que sinto desta manobra que pode sepultar a ferramenta que recuperou a esperança nacional. Esperança nas instituições, nas leis e, na própria democracia. A Lava Jato completou cinco anos. Os resultados são assombrosos e apontam para a recuperação da moral que tanto buscamos. São 3.093 anos, 11 meses e 23 dias de penas para 285 condenados. Foram mais de 600 réus. Não é pouco — disse o senador.

Heinze fez críticas à falta de estrutura da Justiça o que, para ele é uma dificuldade contornável. Ele ressalta que a falta de garantia dos magistrados eleitorais, porém, é incontornável e torna os juízes eleitorais vulneráveis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)