Jayme Campos defende incentivos à agricultura familiar

Da Redação | 19/03/2019, 18h18

Políticas públicas para pequenos produtores devem ser analisadas com prioridade no Congresso, disse nesta terça-feira (19) em Plenário o senador Jayme Campos (DEM-MT). O parlamentar ressaltou que a agricultura familiar representa 84% de todas as propriedades rurais do país. Por isso, é responsável pela maior parte dos alimentos que chegam à mesa dos cidadãos.

As medidas que precisam ser implementadas com maior urgência, disse o senador, dizem respeito à criação de mecanismos de defesa da renda do produtor, já que a atividade é uma das mais sujeitas a incertezas. Ele também defendeu a facilitação da regularização fundiária e a simplificação de obtenção de crédito.

— Hoje, por conta de problemas fundiários e de restrições na legislação ambiental, cerca de 70% das propriedades rurais do estado de Mato Grosso, por exemplo, estão em situação irregular. É um cenário muito desfavorável, pois os agricultores acabam sendo impedidos de contrair empréstimo ou de ampliar sua produção agrícola, afetando a renda de familiares — disse Jayme Campos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)