Telmário destaca atuação das Forças Armadas na defesa do país

Da Redação | 13/03/2019, 16h50

O senador Telmário Mota (Pros-RR) destacou a atuação das Forças Armadas na execução de ações que colaboram com o fortalecimento da defesa do país. Ele citou as contribuições do Exército Brasileiro na Política Nacional de Defesa (PND) e na Estratégia Nacional de Defesa (END), iniciativas aprovadas pelo Congresso Nacional. O parlamentar citou em pronunciamento na tarde desta quarta-feira (13), em Plenário, algumas ações que, na sua avaliação, vêm transformando o setor de defesa brasileiro.

— O Exército Brasileiro, face às imposições surgidas nessa estratégia, decidiu que seu processo de transformação seria baseado em iniciativas de médio e de longo prazo, atualmente suportadas por um amplo portfólio de programas estratégicos, como o Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), destinado ao monitoramento e à vigilância da faixa de fronteiras; o Guarani, destinado à construção, no Brasil, de uma nova família de viaturas blindadas; a defesa cibernética, voltada para o desenvolvimento da capacidade de proteção aos ativos de informação contra as ameaças cibernéticas — citou.

Telmário defendeu os investimentos federais para que as Forças Armadas possam estar preparadas e capazes de respaldar a política externa, aumentar a projeção internacional do Brasil, assegurar as riquezas do território nacional e aprimorar o trabalho exercido pela Base Industrial de Defesa.

— Em se tratando de economia, saliento que o decréscimo orçamentário, desde 2010, vem trazendo reflexos negativos às Forças Armadas, como a diminuição na aquisição de novos equipamentos, atrasos na relocação de unidades militares para áreas de fronteira, diminuição na disponibilidade de blindados, armamentos e aeronaves — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)