Rodrigo Pacheco é eleito vice-presidente da Comissão de Transparência

Da Redação | 26/02/2019, 14h17

O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito nesta terça-feira (26) vice-presidente da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) para o biênio 2019-2020. Em reunião do colegiado, ele agradeceu pela confiança e disse que estará à disposição do presidente, senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), e dos demais parlamentares.

— É muito significativo para um mandato estar à frente de uma comissão temática de tanta relevância. Então, muito obrigado a todos — disse.

Logo depois da eleição, os senadores aprovaram dois requerimentos. Um deles, para a realização de audiência pública que discutirá soluções para os abalos que têm motivado a desocupação do bairro do Pinheiro e adjacências, no município de Maceió, Alagoas. Segundo o presidente da CTFC e autor da proposição, Rodrigo Cunha, cerca de 30 mil moradores da região estão apreensivos com diversas rachaduras que apareceram em ruas e imóveis da localidade provocando, inclusive, o afundamento de postes.

Rodrigo Cunha suspeita que o problema seja resultado do deslocamento de placas tectônicas, do trabalho inadequado da companhia de abastecimento de água do estado ou, até mesmo, da exploração inadequada por uma empresa de mineração há quase 40 anos. A data da audiência ainda será marcada.

Corrupção

O segundo requerimento aprovado pela CTFC, de autoria da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), tem por objetivo criar uma subcomissão temporária, composta de três membros titulares e três suplentes, para, no prazo um ano, avaliar a qualidade dos gastos públicos e as medidas de governança e combate à corrupção. Os integrantes ainda serão definidos.

Ao final dos trabalhos será apresentado relatório com sugestões de aperfeiçoamento legislativo e melhores práticas sobre esses temas.

Esclarecimentos

A Secretaria da CTFC continua mantendo contato com a assessoria do ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, para que ele compareça à comissão a fim de prestar esclarecimentos sobre suspeitas de financiamento de candidaturas laranjas pelo PSL. O requerimento para o convite foi aprovado pelos senadores no dia 19.

Segundo o senador Rodrigo Cunha, Bebianno tem alegado falta de espaço na agenda e, até a manhã desta terça-feira, ainda não tinha confirmado presença. Cunha informou, no entanto, que a comissão continuará insistindo no convite.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)