Brasil não deve interferir em política interna da Venezuela, afirma Telmário

Da Redação | 25/02/2019, 16h56

O senador Telmário Mota (Pros-RR) usou a tribuna, nesta segunda-feira (25), para criticar a operação de envio de alimentos e medicamentos à Venezuela, que aconteceu no sábado (23). Na visão do parlamentar, o Brasil não poderia ter aceitado essa missão de transportar os mantimentos enviados pelos Estados Unidos.

O senador justificou que o Brasil tem problemas internos para resolver antes de despender dinheiro público para, como afirmou Telmário, se envolver em uma operação que é "uma demagogia". A pequena quantidade de mantimentos enviados foi o principal ponto observado pelo parlamentar:

— Será que os Estados Unidos estão preocupados com democracia venezuelana, com direitos humanos? Foram os Estados Unidos que inviabilizaram economicamente a Venezuela. E, agora, mandam, usando o Brasil, um caminhãozinho pela metade de mantimento a 30 milhões de Venezuelanos. Isso é demagogia. Então, eu sou contra o Brasil interferir em políticas internas de outra nação. O Brasil tem mais de cem anos que não se envolve em nenhum conflito internacional. O Brasil tem uma tradição de ser um país mediador, um país da paz, um país da harmonia e nós não podemos nos ajoelhar para os Estados Unidos e humilhar a nossa Nação. A minha revolta, a minha indignação e o meu voto de repúdio aos norte-americanos que estão fazendo do Brasil um fantoche — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)