Reforma da Previdência fere de morte o sistema de seguridade social, diz Rogério Carvalho

Da Redação | 20/02/2019, 19h38

Em pronunciamento nesta quarta-feira (20), o senador Rogério Carvalho (PT-SE) se posicionou contrário à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, que muda as regras do sistema previdenciário. Na avaliação do senador, caso a proposta seja referendada pelos congressistas, resultará em uma "chacina contra os direitos da pessoa e irá ferir de morte o sistema de seguridade social". As sugestões para mudar a Previdência foram entregues nesta manhã pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em visita à Câmara dos Deputados.

Para Rogério Carvalho, as mudanças vão prejudicar principalmente os mais vulneráveis por desvincular o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do salário mínimo, o que ocasionará uma redução de 60% do valor pago atualmente.

— Hoje vemos o governo apresentar uma proposta que desvincula o Benefício de Prestação Continuada para os mais pobres no valor de R$ 400. Isso significa levar ao sofrimento; isso significa levar à morte; isso significa levar ao enfraquecimento a economia de milhares de municípios brasileiros e, acima de tudo, levar ao sofrimento àqueles mais pobres — criticou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)