Oriovisto Guimarães (Pode)

Da Redação | 18/01/2019, 18h07 - ATUALIZADO EM 01/02/2019, 16h09

Oriovisto Guimarães, 73 anos, é natural de Batatais (SP). Empresário, foi um dos fundadores, em 1972, em Curitiba, do Curso Positivo, que se tornou um conglomerado na área de educação, com cursos preparatórios, gráfica, editora de materiais didáticos, universidade e fabricante de celulares e de equipamentos de informática.

Trajetória política: É ex-presidente do Grupo Positivo e ex-reitor da Universidade Positivo. Quando jovem, participou de movimentos estudantis. Apesar de ter sido filiado ao PSDB por mais de dez anos, nunca havia disputado uma eleição ou ocupado cargo público.

Eleição/atuação: Obteve 29,17% dos votos válidos dos paranaenses em 2018. Comprometeu-se a dedicar seu mandato às reformas tributária, previdenciária e penal. A educação é parte de sua lista de prioridades, mas defende que um parlamentar deve ter “visão do todo”. Também defende o equilíbrio entre os Três Poderes.

Suplentes: Paulo Salamuni (PV) e Plinio Destro (PSC).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Paraná Senado

Senado Agora
11h39 Treinadores de futebol: A Comissão de Educação rejeitou o Projeto de Lei 369/2015, que torna obrigatória a graduação em educação física para treinador profissional de futebol. A matéria segue para a Comissão de Assuntos Econômicos.
11h33 Crédito para Camaçari: Senadores da CAE autorizaram a financiamento, no valor de até US$ 80 milhões entre o município de Camaçari (BA) e a Corporação Andina de Fomento. A decisão final caberá agora ao Plenário.
11h27 Dia do Rodeio: A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou o Projeto de Lei da Câmara 108/2018 que cria o Dia Nacional do Rodeio (4 de outubro). A matéria segue para votação em Plenário.
Ver todas ›