Wellington Fagundes registra os 65 anos de Rondonópolis

Da Redação | 13/12/2018, 15h20

Em discurso nesta quinta-feira (13), o senador Wellington Fagundes (PR-MT) destacou o aniversário da cidade de Rondonópolis (MT), que completou 65 anos de emancipação no dia 10 de dezembro.

O município, explicou o senador, tem a segunda maior economia de Mato Grosso, atrás apenas da capital, Cuiabá, e alcançou, em 2018, uma população de 228.857 habitantes. É apontada como a capital brasileira do bitrem — combinação de dois semirreboques acoplados — e do chamado rodotrem.

Uma das alavancas da economia local é a Ferronorte, concessão pública que liga, por meio de trilhos, o sul de Mato Grosso ao Porto de Santos, em São Paulo. Esse empreendimento tem forte impacto na arrecadação de impostos, geração de empregos e renda no município, diz o senador. O terminal ferroviário, que gera atualmente mais de três mil empregos, é o maior terminal ferroviário da América Latina, disse.

É considerada o berço da agricultura mecanizada no estado, e uma das precursoras na agregação de valores à produção agrícola, a partir da industrialização dos bens gerados no campo, principalmente a soja. Além disso, abriga um misturador de fertilizantes; é um dos grandes centros de ração animal do país; de compras e consumo; maior exportadora de produtos em Mato Grosso, posicionando-se como o 40° maior exportador do Brasil; maior centro de negócios de sementes do estado; e vem registrando crescimento do setor de serviços e da construção civil, explicou o senador.

Somado a tudo isso, diz ainda Fagundes, a cidade abriga um dos mais avançados centros de desenvolvimento educacional do Centro-Oeste brasileiro, materializado com a criação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), em 20 de março. A ser implantada definitivamente em 2019, será polo de formação de mão de obra para a demanda local.

— Como filho dessa cidade, só tenho a agradecer. E, como profissional da medicina veterinária, pai de família, como representante político, posso dizer que tudo que levo à minha querida cidade de Rondonópolis, onde vivo, onde tenho meus grandes amigos e, praticamente, todos os meus familiares, sempre levo com muita dedicação — disse o senador.

O senador afirmou que, na mesma data, 10 de maio, também se comemora a emancipação dos municípios mato-grossenses de Alto Garças, Nova Brasilândia, Nova Lacerda, Tesouro, Torixoréu e Juscimeira.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)