Cristovam Buarque faz balanço de seu mandato e defende federalização da educação

Da Redação | 13/12/2018, 19h36

Em pronunciamento nesta quinta-feira (13) em Plenário, o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) fez um balanço de seu mandato e destacou sua luta em favor de uma educação de qualidade.

— Eu posso dizer que, dos 744 senadores eleitos no Brasil desde 1988, eu sou o campeão em leis: 21 leis. O segundo tem 17, é o senador Crivella [atual prefeito do Rio]. E, dos 1.544 eleitos desde 1946, eu sou o segundo. Então, eu vim aqui para fazer leis. Fiz — disse Cristovam Buarque.

O parlamentar reiterou a ideia de que somente através da federalização a educação vai melhorar de forma consistente, pois na prática cada município tem seu microssistema educacional, sofrendo com a falta de recursos. Nesse aspecto, lembrou ter dado sua contribuição, ao propor e conseguir que fosse aprovado o primeiro piso nacional para o salário do professor. E acrescentou que é uma das leis de sua autoria que mais o orgulham.

Ele garantiu que continuará, fora do Senado, sua luta "pela educação e por um Brasil melhor". Disse que seu discurso não era uma despedida, pois apenas "trocará de trincheira", obedecendo ao povo, que não o reelegeu. Ele admitiu que ser difícil, para ele, depois de 16 anos como senador, representar a renovação, que o eleitor tanto buscou no último pleito.

Cristovam destacou que um país melhor significa um Brasil com alta renda social e bem distribuída, diferente do que acontece hoje. O senador afirmou que o caminho para obter isso não é colocar a prioridade apenas na condução da economia, mas na educação de excelência para todos, ricos e pobres.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)