Ana Amélia pede educação, desburocratização e lobby regulamentado para combater a corrupção

Da Redação e Da Rádio Senado | 04/12/2018, 17h30

A senadora Ana Amélia (PP-RS) destacou nesta terça-feira (4), a importância do combate à corrupção. O assunto foi debatido na manhã desta terça em audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que marcou o Dia Internacional de Combate à Corrupção, comemorado anualmente em 9 de dezembro. Para a senadora, três pontos são importantes na tentativa de debelar o problema da sociedade brasileira: a desburocratização, a regulamentação do lobby e a educação.

— Não adianta querermos reduzir a corrupção no Brasil se nós não mudarmos a cultura em relação à corrupção. E a cultura começa pela educação, da base — afirmou a senadora da tribuna de Plenário.

Ela citou projeto desenvolvido pela promotora de Justiça Luciana Freitas, de Alta Floresta (MT), que levou para as salas de aula do ensino fundamental e médio a discussão do que é, na prática, corrupção.

— As crianças, que têm uma facilidade muito grande de aprender, já entenderam que até a fila da merenda escolar, até bater num colega ou praticar bullying, tudo isso é uma forma de desrespeitar uma lei. E quando você entende esses princípios, você sabe também que não pode roubar a borracha, não pode colar do colega, porque tudo isso é uma forma de apropriação indébita do que é alheio. Então, a criança já começa a aprender desde cedo esses princípios e será capaz também de dizer para o pai ou para mãe: não faça isso porque isso está errado, isso é corrupção.

Ana Amélia também citou o nome de algumas pessoas que enviaram mais de 12 mil mensagens a ela por meio dos diversos canais disponíveis (e-mail e redes sociais), como Lucas Bertolazzi, de 18 anos, de Campinas (SP), e Stella Carmona, de 88 anos, de São Paulo.

— É muito bom saber que a juventude está acompanhando o que nós fazemos aqui nesta Casa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)