Guaracy Silveira critica declarações de Dilma na Argentina

Da Redação e Da Rádio Senado | 21/11/2018, 16h20

O senador Guaracy Silveira (DC-TO) criticou a ex-presidente Dilma Rousseff por uma declaração que teria sido dada a estudantes argentinos, segundo a qual "se aliaria até ao diabo", se necessário, para combater o futuro governo de Jair Bolsonaro. Em pronunciamento em Plenário, nesta quarta-feira (21), o senador observou que Dilma sempre se caracterizou por declarações confusas e inconsistentes.

— Aliás, não é para causar estranheza, porque a presidenta Dilma ficou conhecida por suas frases, declarações e pensamentos desconectados e sem sentido, sem colocações, que levavam nada a coisa nenhuma. Ou pronunciava uma sentença do óbvio cristalino, dando a conotação de que se havia redescoberto uma nova composição do átomo — disse o parlamentar.

Para ele, no entanto, desta vez a ex-presidente teria ido longe demais. No seu entendimento, Dilma foi além do uso infeliz de uma expressão de linguagem.

—  Pode ser uma força de expressão, mas é extremamente irresponsável para quem foi presidente deste Brasil, quem foi ministra, quem ocupou tantos cargos relevantes na República. Pelo que percebemos, a experiência não trouxe siso nem prudência a essa senhora, pois agora a sua insensatez toma as raias da profanação ao berço majoritariamente cristão da nação... — declarou Guaracy Silveira, para quem a frase pode soar como um incentivo ao jovens para marchar no "maligno caminho do satanismo ou do ocultismo".

O senador criticou o governo da ex-presidente, mencionando os escândalos de corrupção e o desastre econômico, e disse ainda que não é a primeira vez que Dilma "evoca Satanás" em discurso público.

— Quem não se lembra quando a então presidente da República disse em 2013: ‘Nós podemos fazer aliança até com o Diabo para ganhar esta eleição’ — declarou o parlamentar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)