Aprovado pela CRE, diplomata defende aprofundamentos de laços comerciais do Brasil com a Namíbia

Da Redação | 21/11/2018, 18h25

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quarta-feira (21) a indicação do diplomata José Augusto Silveira de Andrade Filho para a chefia da representação brasileira na Namíbia, nação vizinha da África do Sul. A análise desta indicação, que teve relatório favorável do senador Airton Sandoval (MDB-SP), seguiu para o Plenário do Senado.

Durante a sabatina, ele afirmou que a Namíbia é um país "abençoado por uma riqueza mineral realmente expressiva". É hoje um dos maiores produtores de urânio do mundo, além de ser um grande produtor de diamantes e de ter reservas expressivas de ouro e platina. Além disso, a Namíbia também produz cobre e zinco.

O diplomata disse que, caso sua indicação seja aprovada pelo Plenário, trabalhará pela assinatura de um acordo bilateral de proteção de investimentos do Brasil com o país africano.

— A Namíbia já assinou acordos deste tipo com outras nações. Seria um guarda-chuva muito apropriado para as grandes mineradoras brasileiras interessadas em investir por lá — afirmou o diplomata.

Além deste acordo de proteção de investimentos, outra prioridade do Itamaraty com a Namíbia é fechar um acordo de isenção de vistos para negócios, também para atrair empresas brasileiras para o país. Por fim, o Brasil também trabalhará para que a Embrapa estabeleça parcerias formais com a nação africana, para cooperar no desenvolvimento de sementes e culturas voltadas para o semiárido.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)