Jader promete trabalho por reformas e defesa do Pará

Da Redação | 05/11/2018, 13h03

Jader Barbalho (MDB-PA) foi reeleito senador pelo Pará com mais de 1,3 milhão de votos, quase 20% do total. Em seu novo mandato ele promete trabalhar na defesa das instituições e da democracia. Segundo o senador, as reformas tributária e previdenciária também devem merecer a atenção do Congresso. Jader fez questão de destacar que, em sua visão, as reformas devem priorizar a geração de emprego e renda e a diminuição das diferenças sociais. Ele acrescenta que lutará por tudo o que ajudar o Brasil a vencer suas dificuldades econômicas e sociais e promete defender os interesses do seu estado.

— O Senado é a casa da representação dos estados. E eu farei o que for possível para conseguir projetos para o desenvolvimento do Pará — afirma o senador, que cobra mais investimentos em tecnologia e mais treinamento para os policiais como forma de incrementar a segurança pública.

Jader Fontenelle Barbalho nasceu em Belém em 27 de outubro de 1944. É formado em direito, empresário e pai de quatro filhos. Começou sua vida política em 1967, como vereador por Belém. Depois, exerceu dois mandatos como deputado estadual. Em 1982, foi eleito governador do Pará e, cinco anos depois, nomeado ministro da Reforma e do Desenvolvimento Agrário, no governo de José Sarney. No ano seguinte, assumiu o Ministério da Previdência e Assistência Social.

Em 1991, foi eleito novamente governador e, em 1995, senador pela primeira vez. Foi líder da bancada do PMDB e, em fevereiro de 2001, eleito para presidir o Congresso. Em 2002 e 2006 foi eleito deputado federal. Retornou ao Senado em 2011. Seus suplentes são o ex-vice-governador do estado Helenilson Pontes (PSD) e o deputado estadual João Chamon (MDB).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)