Senado aprova indicação do novo embaixador do Brasil na Etiópia

Da Redação | 31/10/2018, 18h00

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (31) a indicação do diplomata Luiz Villarinho Pedroso para chefiar a Embaixada do Brasil na República Democrática Federal da Etiópia. O posto também acumula as relações brasileiras com a República do Djibuti e a República do Sudão do Sul, ambos vizinhos da Etiópia, que ocupa a maior parte da região conhecida como Chifre da África, no noroeste do continente.

O futuro embaixador foi sabatinado em julho pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Na ocasião, Villarinho citou a área de energia de biomassa como promissora para a cooperação entre o Brasil e a Etiópia. Ele explicou que o país africano tem um acordo com a Grã-Bretanha no setor ao qual o Brasil pode se juntar, através da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Luiz Eduardo de Aguiar Villarinho Pedroso já trabalhou nas representações diplomáticas brasileiras no Panamá, na Espanha, no Líbano, em Trinidad e Tobago, na Síria, na Bélgica e na Grécia. Será embaixador pela primeira vez. Seu nome foi aprovado pelo Plenário com 43 votos favoráveis e 1 contrário, havendo 1 abstenção.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)