Lindbergh avalia que governo Bolsonaro não dará certo

Da Redação | 31/10/2018, 18h00

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou que os brasileiros foram iludidos por um candidato que fugiu dos debates. Por isso, ele acredita que o governo de Jair Bolsonaro não tem qualquer chance de dar certo.

Na opinião do parlamentar, em um ano o povo vai mostrar arrependimento por ter votado no presidente eleito. Ele citou como motivos a proposta de reforma da Previdência e a paralisação de serviços públicos essenciais para atender ao objetivo do ministro da Economia, Paulo Guedes, de zerar o déficit público rapidamente.

Lindbergh criticou a possibilidade de o futuro governo não reajustar o salário-mínimo, acabando com a política de valorização implementada anteriormente; as privatizações de estatais; e, por fim, a declaração de Paulo Guedes de que as relações com a Argentina e demais países do Mercosul não terão prioridade.

— Ao atacar o Mercosul, ele se esquece de que o país para que o Brasil mais exporta é a China. Mas para a China, a gente exporta é commodities. Produtos manufaturados, o país para que o Brasil mais exporta é a Argentina. Nós exportamos mais para o Mercosul.

O parlamentar chamou a atenção ainda para um possível retrocesso no regime democrático. Para ele, é preciso ficar alerta e impedir que pautas como a ‘escola sem partido’ e a criminalização de movimentos sociais avancem no Congresso Nacional.

Hoje mesmo, disse o senador, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) adiou a votação de projeto que muda a lei antiterrorismo. Segundo ele, a proposta pode criminalizar todos os movimentos sociais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)