Wellington Fagundes prevê que emendas ao Orçamento beneficiarão educação

Da Redação | 24/10/2018, 15h02

O senador Wellington Fagundes (PR-MT) comentou as emendas da Comissão de Educação, Cultura e Esporte ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA). De acordo com ele, foram recebidas 164 sugestões para melhoria da educação, cultura e desporto. Dessas, quatro emendas foram selecionadas e seguem à Comissão Mista do Orçamento (CMO): duas em educação, uma de cultura e uma em esportes.

As duas relativas à educação abrangem os dois tipos de ensino: o básico e o superior. Nas escolas de ensino fundamental e médio, a previsão é de aplicar R$ 100 milhões no projeto Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que compra vans para transportar as crianças para a escola.

A outra emenda favorece a interiorização do ensino superior do país, especialmente a implementação, de fato, das universidades federais de Jataí (GO), Catalão (GO) e Rondonópolis (MT), já criadas. Também devem ser beneficiadas as universidades federais do Mato Grosso e do Delta do Parnaíba, um desmembramento da Universidade do Piauí.

— Com esses recursos, queremos dotar essas universidades para que sejam implementadas já no ano que vem.

Além das duas emendas em educação, Wellington Fagundes explicou que a emenda sobre cultura favorece a instalação e modernização dos espaços e equipamentos para cultura. O dinheiro será reservado ao Ministério da Cultura e pode ajudar a recuperação de museus em vários estados.

Já a emenda da Comissão de Educação para esportes deve destinar R$25 milhões para administração de uma unidade de esporte controlada pela Marinha do Brasil.

Wellington Fagundes também convocou os eleitores a votar no domingo e lembrou o Dia do Aviador, comemorado nessa terça-feira (23).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)