Vanessa Grazziotin comemora rejeição de privatização de distribuidoras de energia

Da Redação e Da Rádio Senado | 17/10/2018, 16h10

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) comemorou nesta quarta-feira (17) em Plenário a rejeição do projeto de lei da Câmara (PLC) 77/2018, que estabelecia regras para a privatização de distribuidoras de energia, como a Amazonas Energia. O texto havia sido encaminhado pelo governo federal ao Congresso.

Segundo ela, a decisão de ontem contou com o apoio da grande maioria dos senadores.

— Não podemos tomar decisões tão importantes, tão importantes, que mexem não só com uma região do país, mas que mexem com a própria economia do Estado brasileiro, de forma açodada e no exato momento em que a população brasileira discute quem será o futuro presidente da República.

Vanessa Grazziotin lembrou de uma outra tentativa frustrada do governo de aprovar uma medida provisória com esse mesmo teor. Como não foi votada no prazo constitucional, a MP caducou. Isso obrigou o governo a encaminhar ao Congresso Nacional um projeto de lei em regime de urgência, que acabou sendo rejeitado ontem pelos senadores.

Eleições

Vanessa Grazziotin lamentou ainda promessa de Paulo Guedes, economista que assessora a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL), segundo a qual este vença as eleições, haverá a "privatização de tudo" no Brasil.

Para ela, a privatização de empresas do setor elétrico, da Petrobras, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica podem inviabilizar a implantação de políticas públicas, especialmente em regiões mais pobres e remotas do país.

A senadora lembrou ainda que a última pesquisa do Ibope, divulgada recentemente, mostra que a parcela mais pobre e carente da população apoia a candidatura de Fernando Haddad (PT).

Diferentemente do que ocorre com a candidatura de Bolsonaro, que seria apoiada pela parcela mais rica da sociedade, pelos bancos e latifundiários, acrescentou Vanessa Grazziotin.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)