Projeto cria fundo de desenvolvimento da região de Terra Ronca, em Goiás

Da Redação | 04/10/2018, 14h26

A localidade de Terra Ronca (GO) poderá ser beneficiada com a criação de um fundo de desenvolvimento, que terá o objetivo de promover a economia, a cultura e o turismo da região, situada nos municípios goianos de São Domingos e Guarani de Goiás.

A criação do fundo é prevista no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 33/2018, que se encontra na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), onde é relatado pelo senador Waldemir Moka (MDB-MS). A proposta, de autoria do deputado Pedro Chaves (MDB-GO), será analisada em caráter terminativo na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

De acordo com o texto, o Fundo Nacional de Apoio à Região de Terra Ronca (Funter) terá a finalidade de fomentar a qualificação dos trabalhadores locais; estimular produtos feitos pelas comunidades; criar condições para a instituição de cooperativas e viabilizar a cooperação entre os moradores e entidades públicas e privadas de turismo.

O Funter contará com receitas oriundas de operações de crédito internas e externas, firmadas com entidades privadas, públicas, nacionais e internacionais; convênios firmados entre os estados da Federação e outras fontes previstas em lei.

Parque estadual

O Parque Estadual de Terra Ronca, com área aproximada de 57 mil hectares, está localizado nos municípios de Guarani de Goiás e São Domingos. O parque abriga um dos maiores sítios de cavernas e grutas da América Latina, muitas delas ainda não mapeadas. A formação do complexo deve-se à ação dos rios que nascem na Serra Geral, ganham volume sobre os maciços de quartzito e erodem o maciço de rochas calcárias, localizado dentro do parque. O nome Terra Ronca deriva do rugido dos rios que atravessam as cavernas e do burburinho das cachoeiras que se formam no seu interior.

A gruta mais conhecida é a que dá nome ao parque, Terra Ronca, que se caracteriza pelo seu enorme pórtico e pela grandiosidade dos salões. O vão de entrada atinge 96 metros de altura e 120 metros de largura, com salões medindo 760 metros de comprimento e 100 metros de altura, onde ocorre anualmente a cerimonia religiosa de Bom Jesus da Lapa. Destacam-se também a gruta de São Mateus, uma das maiores do país; a gruta Angélica, que pode ser contemplada com uma travessia de sete horas por suas infindáveis galerias subterrâneas; e a gruta São Bernardo/Palmeira, com salões repletos de curiosidades e em cujo interior unem-se dois rios. A região é coberta pela vegetação do cerrado e cortada por vários rios.

“Tudo isso faz do turismo uma atividade vital para o desenvolvimento social e econômico dos municípios da região de Terra Ronca. Todavia, para que o turismo possa prosperar e efetivamente beneficiar as comunidades do lugar é necessário valorizar a cultura local, fortalecer a capacidade dessas comunidades para produzirem artigos e produtos que atendam às demandas do mercado turístico e capacita-las para prestarem os serviços que caracterizam a atividade”, observa o autor na justificativa do projeto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)