Conheça os candidatos ao Senado pelo Distrito Federal

Da Redação | 02/10/2018, 20h21

DISTRITO FEDERAL - DF

Brigadeiro Átila Maia (PRTB)

1º suplente: Sulamita Muniz (PRTB)
2º suplente: Rodney Fernandes (PRTB)
Átila Maia da Rocha, 61 anos, é natural de Natal. Militar da Força Aérea Brasileira, foi assessor parlamentar da Aeronáutica na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e na Câmara dos Deputados. Também foi secretário-executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura e assessorou a missão permanente do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos (OEA).

Chico Sant’Anna (Psol)

1º suplente: Lincoln Macário (Psol)
2º suplente: Eduardo D’Albergaria (Psol)

Francisco Cláudio Correa Meyer Sant’Anna, 60 anos, é natural do Rio de Janeiro e jornalista. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal e vice-presidente de federações sindicais da categoria em nível nacional (Fenaj), continental (Felap) e global (FIJ). Também concorreu ao Senado em 2010, tendo obtido 16,4 mil votos e alcançado a 7ª colocação entre 10 candidatos.

Chico Leite (Rede)

1º suplente: Djacyr Arruda (PDT)
2º suplente: Álvaro Silveira Júnior (PSB)

Francisco Leite de Oliveira é natural de Milagres (CE) e tem 54 anos. Promotor público e professor de Direito, Chico Leite exerce mandato na Câmara Distrital, para qual tem sido sucessivamente eleito desde 2002. Com promotor, atuou na área penal e na defesa da cidadania. Como deputado distrital, foi autor de leis pela transparência na administração pública.

Cristovam Buarque (PPS)

1º suplente: Bispo Manoel Ferreira (PSC)
2º  suplente: Marcelo Aguiar (PPS)

Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque tem 74 anos e disputa o terceiro mandato como senador. Natural de Recife, fez doutorado em economia em Paris. Em 1979, voltou ao Brasil para dar aulas na Universidade de Brasília. No final do regime militar, foi eleito reitor da UnB, cargo que ocupou de 1985 a 1989. Foi governador do DF de 1995 a 1998. Elegeu-se senador em 2002, tendo sido reeleito em 2010. Foi ministro da Educação no primeiro mandato do governo Lula.

Danilo Matoso (PCO)

1º suplente: Joaquim Benedito (PCO)
2º suplente: Milla (PCO)

Nascido em Brasília, Danilo Matoso Macedo tem 44 anos de idade. É formado em arquitetura e urbanismo. Matoso é funcionário da Câmara dos Deputados, onde exerce a profissão de arquiteto, e é militante da Corrente Sindical Nacional Causa Operária e funcionário da Câmara dos Deputados. Chegou a ter a candidatura indeferida, mas um recurso de seu partido junto ao TSE  garantiu sua presença na disputa.

Fadi Faraj (PRP)

1º suplente: Roberta Macedo (PRP)
2º suplente: Almir Lopes (PRP)

Fadi Fayez Faraj nasceu há 53 anos no Líbano. Naturalizado brasileiro, Faraj é pastor evangélico. Fundou a igreja Ministério da Fé, cuja matriz fica na cidade-satélite de Taguatinga (DF). Disputou as eleições de 2014 e elegeu-se segundo suplente na chapa do senador Reguffe (sem partido-DF).

Fernando Marques (SD)

1º suplente: Pr. João Clerot (Pode)
2º suplente: Major Fernando Passos (SD)

Fernando de Castro Marques, 64 anos, é natural de Belo Horizonte (MG) e empresário. É proprietário da companhia farmacêutica União Química e diretor-presidente da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac). Foi vice-presidente do da ONG Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graacc).

Helio Queiroz (PP)

1º suplente: Lucas Kontoyanis (Avante)
2º suplente: Marcos Domingos (PP)

Helio Queiroz da Silva é natural de Ibipeba, na Bahia, e tem 44 anos. Empresário, formado em administração, o candidato foi eleito presidente do Sindicato dos Fotógrafos e Cinegrafistas do Distrito Federal (Sinfoc) e faz parte da diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF). Ele se candidata pela primeira vez.

Izalci (PSDB)

1º suplente: Luís Felipe Belmonte (PSDB)
2º suplente: André Felipe (PR)

Izalci Lucas Ferreira nasceu em Araújos (MG) e tem 62 anos. Formado em contabilidade, foi bancário, professor e sindicalista. Está em seu terceiro mandato de deputado federal, cargo que assumiu, como suplente, em 2008, e para o qual foi eleito em 2010 e 2014. Também foi deputado distrital e assumiu a gestão da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal durante os governos de Joaquim Roriz (2002-2006) e José Roberto Arruda (2007-2010).

João Pedro Ferraz (PPL)

1º suplente: José Roberto Rutkoski (PPL)
2º suplente: Professor Carpinteiro (PPL)

Natural em Sentinela do Sul (RS), João Pedro Ferraz dos Passos tem 66 anos. Advogado trabalhista, ingressou no Ministério Público do Trabalho em 1982. Professor de Direito, foi procurador-geral do Trabalho, tento presidido a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT). É membro da diretoria da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat) e foi conselheiro da OAB-DF.
Juiz Everardo Ribeiro (PMN)

1º suplente: Weslian Roriz (PMN)
2º suplente: Takane Kiyotsuka (PTC)
Everardo Alves Ribeiro, 64 anos, é natural de Unaí (MG) e juiz aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Foi delegado da Polícia Civil do DF, e exerceu assessoria no Senado Federal e no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic). Foi candidato a deputado distrital em 2006, 2010 e 2014, mas não se elegeu.

Leila do Vôlei (PSB)

1º suplente: Leany Lemos (PSB)
2º suplente: Ivonete Nascimento (PCdoB)

Leila Gomes de Barros Rêgo nasceu em Brasília e tem 47 anos. Projetou-se como jogadora profissional de vôlei, participando de três olimpíadas (1992, 1996 e 2000) e conquistando medalha de bronze nas duas últimas. Em 2014, concorreu à Câmara Distrital e passou a ocupar a primeira suplência da sua coligação. Foi secretária de Esportes e Lazer do DF entre 2015 e 2018.

Marcelo Neves (PT)

1º suplente: Cris Santos (PT)
2º suplente: Iolanda Rodrigues Rocha (PT)

Marcelo da Costa Pinto Neves, 61 anos, é natural do Recife (PE) e advogado. Professor de direito público na Universidade de Brasília (UnB), também passou por USP, UFPE, PUC-SP e instituições da Suíça e da Alemanha. Foi procurador municipal no Recife e membro do Conselho Nacional de Justiça.

Marivaldo Pereira (Psol)

1º suplente: Marcos Toscano (Psol)
2º suplente: Fernanda Granja (Psol)

Marivaldo de Castro Pereira, 39 anos, é natural de Brasília (DF) e servidor público federal. Foi subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil e exerceu diversas funções no Ministério da Justiça, onde chegou a secretário-executivo. Trabalhou também como assessor na Câmara Municipal de São Paulo (SP) e na Câmara dos Deputados.

Paulo Roque (Novo)

1º suplente: Fidélis Fantin (Novo)
2º suplente: Cesar Olesk (Novo)

Paulo Roberto Roque Antonio Khouri, 51 anos, é natural de Cajuri (MG) e advogado. É especializado em direito do consumidor e foi comentarista do assunto na Rádio CBN durante 10 anos. Foi conselheiro da OAB-DF e diretor da Escola Superior de Advocacia da instituição.

Professora Amábile (PR)

1º suplente: Francisco Ferraz (DEM)
2º suplente: Lourdinha Werneck (PSDB)

Amábile Aparecida Pacios de Andrade, 63 anos, é natural de São Paulo (SP) e professora de ensino médio. Diretora e proprietária do Colégio Dromos, foi presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep). Foi candidata a deputada distrital em 2006, mas não se elegeu.

Robson (PSTU)

1º suplente: Silvio (PSTU)
2º suplente: Renato (PSTU)

Robson Raymundo da Silva, 48 anos, é natural do Rio de Janeiro (RJ) e professor de ensino médio. Leciona na rede pública e é militante do movimento sindical do magistério. Também concorreu ao Senado em 2014 e 2010 e foi candidato a deputado federal em 2006, mas não se elegeu.

Wasny (PT)

1º suplente: Olga Cristina (PT)
2º suplente: Zé Alves (PT)

Wasny Nakle de Roure, 67 anos, é natural de Goiânia. Deputado distrital, é formado em Economia. Fez mestrado na UFMG e na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Foi diretor do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no DF e secretário distrital de Fazenda (1995). Tem cinco mandatos como deputado distrital (1991-2003 e 2011-2019) e foi presidente da Câmara Legislativa do DF entre 2013 e 2015. Também foi deputado federal entre 2003 e 2007.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)