Conheça os candidatos a senador pelo Amapá

Da Redação | 02/10/2018, 19h39

AMAPÁ - AP

Bala Rocha (PSDB)

1º suplente: Dorimar Barbosa (PSDB)
2º suplente: Edival Tork  (PSOL)

Sebastião Ferreira da Rocha, 60 anos, é natural de Gurapá (PA). É médico e iniciou sua carreira política em 1990, quando se elegeu deputado estadual pelo PSDB. Filiou-se ao PDT em 1993. No ano seguinte, elegeu-se senador. Tentou a reeleição em 2002, mas obteve apenas o quarto lugar. Em 2004, foi o terceiro colocado na disputa pela prefeitura de Macapá. Elegeu-se deputado federal em 2006. Pleiteou a prefeitura de Santana em 2008, mas terminou por retirar a candidatura.

Dr. Davi (PSTU)

1º suplente: Elisangela Marques (PSTU)
2º suplente: Sérgio Fernando Reis Moraes  (PSTU)

Davi Ivã Martins da Silva, 48 anos, é natural de Porto Alegre (RS). Advogado há 20 anos, atua nas áreas trabalhista e sindical como assessor jurídico de 18 movimentos sindicais pelo estado. Filiado ao partido PSTU há um ano, Davi concorre a um cargo político pela primeira vez.

Dr. Ricardo Santos (PSL)

1º suplente: Rose Miranda (PSL)
2º suplente: Nelson Almeida  (PSL)

Ricardo Gonçalves Santos tem 53 anos, é natural de São Paulo e mora no Amapá desde 1992. Advogado trabalhista, integra a chapa "O Amapá que queremos". Em 2006 se candidatou a vereador de Macapá, mas não se elegeu. É a primeira vez que disputa o Senado.

Fátima Pelaes (MDB)

1º suplente: Wanderley Azevedo (MDB)
2º suplente: Lúcia Coelho  (MDB)

Fátima Lúcia Pelaes tem 59 anos e é natural de Macapá. Socióloga, Fátima Pelaes foi nomeada, em 2016, secretária de Políticas para as Mulheres, vinculada ao Ministério da Justiça. Foi deputada federal por cinco mandatos, com uma breve interrupção: de 1991 a 2002 e de 2007 a 2014. Concorreu ainda ao governo do estado e à prefeitura de Macapá.

Gilvam Borges (MDB)

1º suplente: Geovani Borges (MDB)
2º suplente: Miguel Gil (MDB)



Nascido em Brasília, Gilvam Pinheiro Borges tem 60 anos. Formado em Sociologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Gilvam já foi senador: foi eleito em 1994 e exerceu o mandato até 2003. Tentou a reeleição, sem sucesso. Mesmo assim acabou por exercer o mandato entre 2005 e 2010, em razão da cassação do mandato de João Capiberibe pela Justiça Eleitoral. Foi terceiro colocado na eleição de 2010, e chegou a exercer novamente o mandato, por um ano, com a impugnação da candidatura de Capiberibe, que retomou a vaga em 2011, com decisão da Justiça.

Guaracy (PTC)

1º suplente: Joelma Chagas (PTC)
2º suplente: Josélio Aguiar  (PTC)

Guaracy Batista da Silveira Junior, 44 anos, é natural de Belém. Radicado no Amapá há mais de dez anos, o candidato é empresário, ruralista e pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular há 19 anos. É a primeira vez que se candidata a um cargo eletivo.

Janete Capiberibe (PSB)

1º suplente: Marco Antônio Nunes (PT)
2º suplente: Sandra Portal (PT)

Deputada federal, Janete Maria Goes Capiberibe tem 69 anos e é natural de Amapá. Militou contra a ditadura militar, foi presa e foi exilada, retornando ao país em 1979, com a Lei da Anistia, junto com o marido, o senador João Capiberibe (PSB-AP).  Elegeu-se vereadora de Macapá em 1989. Em seguida foi deputada estadual por três mandatos consecutivos. Em 2000, assumiu a Secretaria da Indústria, Comércio, Mineração e Ecoturismo do Amapá. Eleita quatro vezes deputada federal, ela é autora da Lei 11.970/2009, que torna obrigatório o uso de proteção no motor, eixo e partes móveis das embarcações ribeirinhas para reduzir e erradicar os acidentes com escalpelamentos.

Joaquina Lino (PCB)

1ª suplente: Marileide Lopes
2º suplente: Manoel Reinaldo

Maria Joaquina Lino do Espírito Santo nasceu em Macapá e tem 66 anos. Servidora pública no estado do Amapá por 25 anos, exerce a função de educadora social e aposenta-se este ano. Feminista e militante contra o racismo, já foi suplente de deputada estadual e de vereadora na capital. Joaquina Lino já foi filiada ao PTB e ao Psol, concorrendo pela primeira vez no PCB.

Jorge Amanajas (PPS)

1º suplente: Sonize Barbosa (PR)
2º suplente: Josmar Pinto (PR)

Jorge Emanoel Amanajas Cardoso, 51 anos, é natural de Chaves (PA). Formado em engenharia civil e física na Universidade Federal do Pará, fundou o maior curso gratuito pré-vestibular do estado. Foi eleito deputado estadual por três mandatos consecutivos entre 1999 e 2011. Na Assembleia Legislativa, foi presidente entre 2005 e 2008. Nas eleições estaduais de 2010 Amanajas foi candidato ao governo do estado pelo PSDB, ficando em terceiro lugar. Em 2012, filiou-se ao PPS. Candidatou-se a governador em 2014, mas não obteve sucesso.

Lucas Barreto (PTB)

1º suplente:
2º suplente:

 


Nascido em Macapá, Lucas Cantuária Barreto tem 54 anos. Tem formação de técnico em eletricidade, eletrônica e telecomunicações, tendo atuado como comerciante. Foi deputado estadual por três mandatos consecutivos, entre 1995 e 2003. Atualmente é vereador em Macapá.

Wagner Gomes (PMN)

1º suplente: Ruben Bermerguy (PMN)
2º suplente: Paizão (PMN)

Jorge Wagner Costa Gomes, 65 anos, é natural de Cameta (PA). Advogado há mais de 40 anos, atua na política desde 1990. Com três experiências anteriores em pleitos eleitorais, concorreu pelo Partido dos Trabalhadores (PT) também ao cargo de senador, nos anos de 1990 e 1994. Em 2014 concorreu como vice-governador.

Randolfe (Rede)

1º suplente: Alberto David (Patri)
2º suplente: Pastor Gaia (Rede)

Randolph Frederich Rodrigues Alves é graduado em História e Direito. Tem 45 anos. Deputado estadual por dois mandatos, foi eleito para o Senado Federal em 2010, sendo o mais jovem senador daquela legislatura. Integrou o PT, mudando, em 2005, para o Psol e, em seguida, para o Rede Sustentabilidade. Em 2011 e 2013, durante seu primeiro mandato no Senado, lançou-se candidato à presidência da Casa, disputando a vaga com então senador José Sarney (MDB-MA) e, em seguida, com o senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)