Cúpula do Senado é iluminada de amarelo em alusão à prevenção ao suicídio

Da Redação | 06/09/2018, 16h00

A cúpula do Senado está iluminada de amarelo em referência à Campanha de Valorização à Vida — Prevenção ao Suicídio. A cúpula ficará iluminada até 9 de setembro, atendendo, assim, a solicitação feita pelo gabinete do senador Garibaldi Alves Filho (MDB-RN). 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

— A ideia é fomentar o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. O intuito principal é prevenir casos de suicídio e preservar a vida. Temos dados estatísticos que mostram a gravidade da situação, e como o suicídio é uma questão de saúde pública — afirma Jairo Alves da Silva Júnior, médico psiquiatra do Serviço Ocupacional e Qualidade de Vida no Trabalho.

Ainda de acordo com ele, os dados estatísticos mostram a importância de ações de prevenção do suicídio.

— No mundo, uma pessoa se mata a cada 40 segundos. No Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de mortes entre jovens. 11 mil pessoas tiram a vida por ano. E 90% dos suicídios poderiam ser evitados com a ajuda psicológica/psiquiátrica. 60% das pessoas que cometem suicídio não buscam ajuda. 17% dos brasileiros já pensaram em suicídio e quase 5% chegaram a elaborar um plano para se matar— detalha.

Prevenção ao suicídio

Desde julho de 2018, numa parceria do Centro de Valorização da Vida (CVV) e do Ministério da Saúde, o número 188 recebe ligações gratuitas de todos os estados do Brasil, 24 horas por dia, para apoiar pessoas em momentos de crise e com ideias suicidas. O Centro de Valorização da Vida ainda oferece outros canais de comunicação (chat e e-mail) disponibilizados no endereço eletrônico www.cvv.org.br.

O Ministério da Saúde disponibiliza material sobre prevenção do suicídio para profissionais da saúde e para a população em geral em seu site.

Além disso, a população pode recorrer aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) para apoio e tratamento especializado. Para maiores informações, clique aqui.

Já no Distrito Federal, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tem equipe especializada em transtorno mental, e pode atender casos de tentativas de suicídio pelo número 192.

Projeto de Lei

O Projeto de Lei do Senado 163/2017, do senador Garibaldi Alves Filho, instituiu a Semana Nacional de Valorização da Vida, para estimular o trabalho integrado e multidisciplinar destinado ao combate das causas e à redução do número de suicídios.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)