Para Cristovam, resultados do Ideb e destruição do museu têm mesma origem

Da Redação | 05/09/2018, 09h51

Cristovam Buarque (PPS-DF) afirmou, nesta terça (4) em pronunciamento em Plenário, que a destruição do Museu Nacional e os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) têm uma mesma origem: o equívoco nas prioridades, a corrupção e a má gestão.

— O incêndio no museu queimou uma memória cujo valor não temos como medir, mas o resultado do Ideb, que mostra como as nossas crianças estão ficando sem saber português nem matemática, está queimando o futuro — disse.

O senador apontou a irresponsabilidade, a má gestão e a propina aplicadas de forma sistemática sobre o país como as causas do incêndio do museu e da "cremação dos cérebros brasileiros" indicado pelo Ideb. Cristovam defendeu a criação de uma CPI  sobre a situação dos museus brasileiros:

— Não é o primeiro que queima nos últimos dez anos. É um e, depois, outro. Não é o primeiro que se degrada, seja pelo incêndio, seja por inundações. Nós precisamos apurar o que está acontecendo de fato nesse abandono à cultura brasileira — propôs.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)