Senado aprova empréstimo para Caucaia, no Ceará

Da Redação | 04/09/2018, 18h18

O Senado autorizou nesta terça-feira (4) empréstimo de até US$ 80 milhões (cerca de R$ 320 milhões) a ser contraído pelo município de Caucaia, no Ceará, com a Corporação Andina de Fomento (CAF) para investimento no setor de infraestrutura. O recurso vai para o Programa de Infraestrutura de Caucaia, criado para promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental do município.

Cerca de 60% da verba irá para ações de mobilidade urbana. A prefeitura deve implantar vias, construir viadutos, pontes e passagens de nível, urbanizar lagoas e criar um centro social de eventos, além de praças e iluminação pública. O prazo para implenetação do programa é de cinco anos e o pagamento do financiamento será feito em 16 anos.

A operação de crédito (MSF 84/2018) foi aprovada pela manhã na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Com pouco mais de 360 mil habitantes, Caucaia fica na Região Metropolitana de Fortaleza e recebe o segundo maior fluxo de turistas do estado, atrás apenas da capital. A expectativa do governo local é de que as ações devem impactar diretamente a vida de 80% da população do município.

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, considerou a contratação uma operação importante, com recursos que a seu ver vão beneficiar toda a população da região.

— Esse empréstimo vai incentivar a economia do município de Caucaia, da região metropolitana e do nosso querido Ceará. Com esse recurso, a prefeitura terá condições de fazer investimentos para melhorar a mobilidade urbana e a acessibilidade do município — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)