Secretaria de Comunicação do Senado lança livro na Bienal de São Paulo

Da Redação | 10/08/2018, 09h23

A Secretaria de Comunicação Social do Senado lançará na Bienal Internacional do Livro de São Paulo o terceiro livro ilustrado da coleção Arquivo S — O Senado na História do Brasil, com textos jornalísticos que narram episódios importantes do passado nacional a partir de uma visão que não costuma aparecer nos livros de História: a dos senadores de cada época em questão. O lançamento está marcado para sexta-feira (10), às 16h, no estande do Senado na Bienal.

Entre os episódios que aparecem no terceiro volume, estão os planos para a transposição do Rio São Francisco na época do Império, a greve geral que paralisou São Paulo em 1917 e a primeira participação do Brasil nos Jogos Olímpicos, em 1920.

O livro compila as reportagens da seção Arquivo S, que é publicada no Portal Senado Notícias e no Jornal do Senado na primeira segunda-feira de cada mês. A base das reportagens são os documentos históricos mantidos sob a guarda do Serviço de Arquivo Histórico da Coordenação de Arquivo do Senado, incluindo projetos de lei e discursos de senadores.

As ilustrações são de Bruno Bazílio e as reportagens de Ricardo Westin, André Fontenelle, Guilherme Oliveira, Joseana Paganine, Juliana Steck e Tatiana Beltrão. O novo livro vem dentro de um box com os dois primeiros volumes da coleção, relançados agora, com novas capas.

O box com os três volumes da coleção Arquivo S — O Senado na História do Brasil pode ser adquirido pelo site da Livraria do Senado por R$ 25.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)