Comissão aprova novo embaixador para Austrália

Da Redação | 05/07/2018, 15h29

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou nesta quinta-feira (5) a indicação do diplomata Sérgio Moreira Lima para a chefia da embaixada brasileira na Austrália. A analise da indicação segue agora ao plenário do Senado.

Na sabatina, Moreira Lima afirmou que o intercâmbio comercial entre Brasil e Austrália tem potencial para aumentar mais de 400%. O atual fluxo, por volta de US$ 1,8 bilhão por ano, é visto como pequeno se for levado em conta o PIB dos dois países. A médio prazo, disse, o comércio pode alcançar US$ 8 bilhões. Uma das medidas anunciadas pelo diplomata será levar adidos militares ao país para promover a venda de aviões da Embraer e outros materiais de defesa.

— Os aviões da Embraer já estão por lá há 40 anos, mas esta é uma relação cheia de altos e baixos. Queremos torná-la uma parceria vencedora, e o cargueiro KC-390 cria esta condição. Temos o que oferecer, a tecnologia mais moderna, para uma nação que precisa cuidar da segurança referente a toda a região do Pacífico — afirmou.

Moreira Lima também disse que o Brasil pode se beneficiar de tecnologias de dessalinização da água e aprofundar parcerias no agronegócio. Ele lembrou que a Austrália é o sétimo maior exportador mundial na área, destacando-se especialmente pela alta qualidade da sua produção. A troca deve focar na valorização das marcas brasileiras.

— A Austrália possui a técnica mais atualizada no que tange a traçar o histórico dos produtos. É possível identificar toda a origem de cada produção feita lá. O Brasil focou historicamente na produção em atacado, em ser o grande fornecedor, e se descuidou da construção da marca. Aliás esta dificuldade em construir uma marca também está presente em outros setores nossos — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)