Interlegis leva transparência a casas legislativas do interior, diz Garibaldi

Da Redação | 22/06/2018, 18h34

O senador Garibaldi Alves Filho (MDB-RN) afirmou nesta quinta-feira (21), durante a abertura do Encontro Interlegis em Natal, que a capacitação de vereadores e servidores de câmaras municipais do Rio Grande do Norte tem contribuído para melhorar a transparência e o acesso às informações das casas legislativas do interior.

Na semana passada, servidores de 13 câmaras haviam participado de oficina sobre o uso do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). Em maio, a capacitação havia beneficiado sete municípios do oeste potiguar. O encontro desta quinta-feira, realizado em parceria com a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte e a Câmara Municipal de Natal, reuniu mais de 150 pessoas.

— O Interlegis coloca ferramentas gratuitamente à disposição das câmaras, como o Portal Modelo e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, contribuindo para a modernização e transparência. Levantamento feito pelo próprio Interlegis mostrou que 35% das câmaras municipais do Rio Grande do Norte não tinham portal de internet. Isso é impensável no século 21, em pleno domínio das mídias sociais e da democracia digital — disse Garibaldi.

Também participaram da abertura do encontro o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Raniere Barbosa; Dalva Dutra, representando a direção do ILB-Interlegis; e vereadores e funcionários das câmaras de Natal, Carnaúba dos Dantas, São Paulo do Potengi, Santa Cruz, São José do Mipibu, Tenente Ananias, Paraú, Touros, Ipanguaçu, São Gonçalo do Amarante, Santana do Seridó, Maxaranguape e Ceará-Mirim.

Durante o encontro, foram entregues certificados aos servidores e vereadores que participaram da oficina do SAPL.

Interlegis

O Interlegis é uma iniciativa do Senado Federal, por meio do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), que, em parceria com legislativos de todo o Brasil, promove capacitação e fornece ferramentas tecnológicas voltadas ao trabalho legislativo, à transparência e à responsabilidade social das casas parceiras.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)