Vanessa Grazziotin comemora concessão de seguro-desemprego a trabalhador extrativista

Da Redação e Da Rádio Senado | 05/06/2018, 15h54

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) comemorou a aprovação de projeto de lei de sua autoria que assegura pagamento do seguro-desemprego a trabalhadores extrativistas vegetais, ocorrida nesta terça-feira (5) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

O projeto (PLS 156/2018) prevê o pagamento de seguro-desemprego aos trabalhadores que ficarem impedidos de exercer sua atividade em períodos que for imprópria e não recomendável a exploração extrativista. Para ter direito ao benefício, o trabalhador deverá exercer o extrativismo ininterruptamente. Hoje, são cerca de 83.500 trabalhadores nessa condição.

Vanessa Grazziotin lembrou que a medida não terá impactos negativos nas contas públicas.

- A manutenção desses trabalhadores, que além de efetivamente ocupar a Amazônia, território imenso, permite que tenhamos acesso a pelo menos 37 produtos diferentes, decorrentes do extrativismo, como, por exemplo, o cupuaçu, o açaí, a quina, jaborandi, copaíba, látex, castanha-do-pará, piaçava, malva, bacaba, breu, jatobá, juta, entre tantos outros produtos. Esses são apenas alguns exemplos do imenso potencial econômico que a nossa região possui - afirmou.

A proposta segue, agora, para análise da Comissão de Assuntos Sociais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)