Presidente do Senado é homenageado pelo apoio à Defensoria Pública da União

Da Redação | 05/06/2018, 23h36 - ATUALIZADO EM 06/06/2018, 10h51

O presidente do Senado e do Congresso, Eunício Oliveira, foi homenageado nesta terça-feira (5) pela Defensoria Pública da União (DPU) pelo apoio, trabalho e fortalecimento da instituição.

Ao agradecer a homenagem, Eunício reafirmou a importância da cooperação entre os poderes da República, lembrando que este ano completam-se os 30 anos da promulgação da Constituição Cidadã, que criou a DPU. Ele ressaltou que, ao longo desses anos, a Defensoria tornou-se essencial como função do Estado.

— Consolidada, a carreira de defensor público também contribuiu para a universalização e democratização dos serviços que o Judiciário presta à população brasileira — acrescentou.

O senador disse que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário têm em comum o compromisso com o fortalecimento da democracia e considerou imprescindível assegurar uma Justiça acessível e igualitária.

Eunício afirmou que a garantia do acesso à Justiça ainda é uma luta cotidiana a ser travada todos os dias pelos três Poderes, pelas defensorias públicas dos estados, pela Defensoria Pública da União e pela sociedade brasileira.

— A prestação de serviços judiciais, a resolução pacífica de conflitos e a democratização da Justiça não devem discriminar ninguém — disse.

A DPU é uma instituição permanente do sistema de justiça e presta assistência jurídica, judicial e extrajudicial em todos os graus, de forma integral e gratuita, aos cidadãos que comprovarem insuficiência de recursos.

A homenagem ao presidente do Congresso foi prestada durante a cerimônia de posse dos 26 novos defensores públicos federais, presidida pelo defensor público-geral federal, Carlos Eduardo Paz.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
12h59 Ride da Metade Sul (RS): A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) aprovou o PLS 129/2018, que autoriza o Executivo a instituir a região integrada e o Programa Especial de Desenvolvimento da Metade Sul do Rio Grande do Sul. Matéria vai a CAE.
12h00 Convenção Brasil e Argentina: CRE aprovou Projeto de Decreto Legislativo 70/2018, que altera a convenção Brasil e Argentina para evitar a dupla tributação e prevenir a evasão fiscal entre os dois países. A matéria segue para o Plenário.
11h50 Indicações de embaixadores: CRE aprova indicações de Tovar da Silva Nunes para embaixador na Rússia e Uzbequistão (MSF 41/2018), e de Evandro Didonet, para embaixada na Suíça e Principado de Liechtenstein (MSF 47/2018). Indicações vão ao Plenário.
Ver todas ›