Ana Amélia aponta reflexos da greve dos caminhoneiros

Da Redação e Da Rádio Senado | 22/05/2018, 17h07

A senadora Ana Amélia (PP-RS) disse nesta terça-feira (22) em Plenário que a paralisação dos caminhoneiros, iniciada na última segunda-feira, já tem fortes reflexos no Rio Grande do Sul. Segundo ela, as indústrias de laticínios estão com problemas de fornecimento e uma fábrica de automóveis parou de produzir por falta de autopeças.

Ana Amélia informou ainda que a Petrobrás reduziu em 2,08% o valor da gasolina e 1,54% o valor do óleo diesel entregue às refinarias. A senadora observou ainda que estados e prefeituras estão com dificuldades de orçamento, por isso é pouco provável que haja qualquer redução de impostos sobre os combustíveis.

A senadora também destacou o início da 21ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Segundo ela, uma das principais reivindicações das prefeituras, a flexibilização do horário de abertura das Unidades de Pronto-Atendimento, foi atendida pelo governo.

— Foi fixada pelo governo federal, sem consultar a realidade dos municípios, pequenos e médios principalmente, [a determinação de] que elas fiquem abertas 24 horas. Às vezes a demanda não comporta a abertura durante 24 horas, então foi liberado que os municípios decidam o tempo necessário para atender a população. A população ganha e o serviço fica de melhor qualidade e desonera as prefeituras municipais — explicou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)