Telmário Mota registra avanços na atividade econômica em Roraima

Da Redação e Da Rádio Senado | 16/05/2018, 15h52 - ATUALIZADO EM 16/05/2018, 16h08

O senador Telmário Mota (PTB-RR) comemorou nesta quarta-feira (16) a erradicação da mosca da carambola da maior parte dos municípios do estado, que exporta a fruta. Quatro municípios ainda estão em quarentena, afirmou, mas os esforços do departamento de sanidade vegetal do Ministério da Agricultura e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima garantiram o controle da praga e a retomada das exportações de carambola.

Telmário também sublinhou que Roraima está livre da febre aftosa, que atingia os rebanhos e impedia as exportações de carne. E aplaudiu a exclusão da área de preservação do Parque do Lavrado, a seu ver desnecessária, como uma vitória para atividade econômica no estado.

— Era um empecilho colocado maldosamente no decreto que passou as terras da Federação para o estado e criava uma insegurança jurídica. Porque Roraima já tem 63% da sua terra demarcada e, com esse Parque do Lavrado, era mais uma área que ia ficar sendo preservada só por vaidade, só por vaidade. Conseguimos com a [então] presidente Dilma — a senadora Ângela [Portela, PDT-RR] me ajudou muito nisso — excluir o Parque do Lavrado — disse Telmário, referindo-se a decreto federal publicado em 2015.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)