CRE sabatina indicados para cargos de embaixador junto à União Europeia e ao Líbano

Da Redação | 16/05/2018, 08h07

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) sabatina nesta quinta-feira (17) dois diplomatas indicados para representar o Brasil em entidades no exterior. O primeiro será Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, que deverá ocupar o cargo de embaixador brasileiro no Líbano. A indicação (MSF 22/2018) é relatada na comissão pelo senador Lasier Martins (PSD-RS).

A segunda sabatina será de Marcos Bezerra Abbott Galvão, indicado para o cargo de embaixador extraordinário e plenipotenciário, chefe da missão do Brasil junto à União Europeia, em Bruxelas. O relator da indicação (MSF 30/2018) é o senador Cristovam Buarque (PPS-DF).

Paulo Cordeiro de Andrade é baiano e diplomata desde 1979. Entre os cargos que ocupou na carreira, destacam-se o de embaixador em Porto Príncipe (2005-2008), de chefe da delegação do Brasil à Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Timor-Leste, em 2014, e de cônsul-geral em Milão, onde está atualmente.

Já Marcos Galvão ingressou na carreira diplomática em 1980, tendo sido embaixador em Tóquio (2011-2013), delegado permanente na Delegação Permanente do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio e a Outras Organizações Econômicas (2013-2016) e atualmente é secretário-geral das Relações Exteriores e ministro interino.

Acordos

Na segunda parte da reunião, a CRE vai deliberar sobre o Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 35/2018, que aprova o acordo entre Brasil e a Ilha de Jersey para intercâmbio de informações relativas a matérias tributárias. O acordo foi assinado em Londres, em janeiro de 2013.

Na pauta também está o PDS 32/2018, que aprova o texto da Decisão 10/2012 do Conselho de Chefes de Estado e de Governo da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), adotada em novembro de 2012, em Lima. O documento aprova o estatuto do Centro de Estudos Estratégicos em Defesa (CEED).

O centro, com sede em Buenos Aires, tem objetivo de assessorar o Conselho de Defesa, contribuindo para a criação de uma identidade estratégica sul-americana para defesa e segurança regional.

A reunião da CRE está marcada para as 9h, no Plenário 7 da Ala Senador Alexandre Costa.

Veja como participar das sabatinas:

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)